- Psicóloga Cintia Vieira
- 23 de fev.
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de mai.
Como acontece a primeira sessão com uma psicóloga humanista como eu?
Podemos fazer 3 momentos
(1º apresentação do profissional e do trabalho,
2º apresentação do paciente, sua demanda e reflexões sobre e
3º proposta de cuidado e contrato de trabalho).
Digamos que você agendou a primeira sessão, e estamos neste momento no horário combinado.

Após os cumprimento, pergunto, como você prefere ser chamado(a)?.
Isso parece desnecessário, visto que seu nome aparece quando entra em contato comigo. Mas as vezes um paciente com 2 nomes, exemplo: Maria Aparecida, Clovis Eduardo", tem preferencia mais por um nome, ou até concede ao psicólogo chamar por seu apelido ou como preferir. Então desde o seu nome até ao que você vai apresentar na sessão, é importante. Pois preciso saber como você quer se identificar.
Ainda estamos no primeiro momento, e pergunto se posso seguir esta sequência de 3 momentos ou sugere outra forma.
Então me apresento quem sou, o meu trabalho como psicóloga, como funciona uma terapia de base humanista e os resultados obtidos pelos pacientes que já atendi, e outras experiências profissionais.

Pergunto se você já fez terapia antes. Explico que a psicoterapia de base humanista é como se você me convidasse para entrar no seu carro, você no volante e eu no banco do passageiro. Minha função é ser uma "boa companhia" no percurso que trilharmos. Isso não significa que não teremos momentos difíceis.
Encerro minha apresentação reforçando a transparência que precisa ter nesta relação entre psicólogo e paciente. Por mais que eu seja a psicóloga, você não precisa falar tudo a ponto de ser invasivo(a) consigo. Apenas me sinalize "não me sinto confortável de falar sobre...". É como se você escolhe-se parar o carro, ou desviar para outro sentido, e está tudo bem.
Veja o relato deste paciente sobre a minha abordagem terapêutica:
"Eu acho que o seu trabalho tem sido muito bom e me identifico com o fato de você trazer exemplos teóricos e de autores que ajudam na compreensão. É um trabalho muito inteligente e que me faz refletir e questionar meus próprios pensamentos de forma leve e acolhedora."
Seguimos para segundo momento para te conhecer. Quem é você? Trabalha ou estuda? Por que procura por terapia agora? o que gostaria de compartilhar comigo. É o momento de entender onde estamos, e onde você quer chegar, através de uma escuta ativa e sem julgamentos, este é o espaço seguro para expressar suas dificuldades. Essa compreensão detalhada da sua queixa inicial é o primeiro passo para juntos construirmos um caminho de alívio e bem-estar."

Uma característica da Psicologia Humanista é trabalhar "o aqui, agora", e este é um grande benefício, pois na primeira sessão pode ser o suficiente para o que você precisa, mesmo que não façamos anamnese (conhecer sua infância, relação familiar,...) como outras linhas da psicologia o fazem. Não que isso não seja importante, até porque somos produto do passado, e pode ser que em algum momento da sessão, voltemos um pouco no percurso, mas em geral é mais o presente levado em conta, é a maneira de abordar de cada base teórica.
Encerrando esta parte, faço algumas reflexões a partir da demanda apresentada com base nas informações e como você se apresenta. Este momento é como diz este paciente:
"Parece que você escolhe as palavras que vai falar, como se não quisesse mais questionar e sim chegar a uma conclusão junto comigo, ouve atentamente e vai fazendo umas relações entre passado e presente que nunca tinha visto antes. Acho que foi uma das primeiras vezes que fiz terapia e não saí pilhada"
O 3 e último momento da sessão: Planejamento
É o que precisa ser trabalhado nas sessões com base na sua demanda. Quais recursos e ferramentas serão usados, dúvidas e esclarecimentos do processo, como dar continuidade nas sessões, qual frequência de sessões por mês indicada para um tratamento eficiente.
Tempo estimado de cada encontro 45min à 60min Online.

Será um prazer te acompanhar, no seu processo. Entre em contato no botão abaixo.