Como escolher um psicólogo? Qual terapeuta ideal pra mim?
- Psicóloga Cintia Vieira

- 5 de set.
- 3 min de leitura
Você deve estar procurando por um psicólogo ou terapeuta ideal para o seu caso, mas como você tem certeza que este ou aquele somente olhando pela foto é o que você procura? Vamos a algumas considerações na escolha de um profissional de saúde mental.

Primeiro, todo psicólogo que atua com psicoterapia precisa ter CRP ativo, este é o diferencial de terapeutas, pois nem todo terapeuta é psicólogo. Sem este registro (CRP) regulado pelo Conselho Regional de Psicologia, cuidado, você pode estar sendo enganado por alguém que se passa por psicólogo.
Na dúvida, consulte o CRP ou o nome do profissional no site do Conselho de Psicologia para conferir se é um profissional regulamentado e formado em psicologia: https://cadastro.cfp.org.br/
Base teórica: Psicanalista, Comportamental, Humanista... Qual o melhor ?
"Como escolher um psicólogo?" "Qual terapeuta ideal pra mim?" "melhor psicólogo"
A linha teórica de cada profissional pode indicar um profissional para você. De forma resumida (bem resumida) o que diz cada linha. Enquanto a Psicanálise lê a pessoa e a realidade pelo inconsciente, pré-consciente e consciente, a Comportamental lê a pessoa pelas ações expressas seja em palavras ou gesto. Quanto a Humanista lê a pessoa como ela se apresenta, a partir de como ela se sente, como ela se relaciona com o mundo e as pessoas do seu mundo. Eu como psicóloga humanista, costumo explicar que um psicólogo humanista, durante a sessão tenta estar na pele do cliente enquanto narra dada situação.

Uma das explicações sobre porque existe tantas abordagens teóricas diferentes, tem haver com a história da humanidade. Rogers e Rosenberg afirmam que
curar é a missão a que se propõem muitos terapeutas fitados a uma posição tradicional [Psicanálise]; corrigir é o alvo de diversas técnicas modernas , - notadamente as de linha comportamental-, enquanto crescer e o resultado buscado por correntes novas - sobretudo ligadas à psicologia humanista - que encaram este processo contínuo como uma excitante possibilidade humana. Livro: A pessoa como centro.
Válido reforças que dentro de cada base teórica existe um campo diverso de abordagens e teóricos, logo a possibilidade de cura não se restringe apenas a Psicanálise, mas as outras linhas também podem proporcionar o mesmo fenômeno.
E aqui vai a segunda dica: Cura, mudança de comportamento e crescimento, quais dessas frentes você procura? Qual dessas se aproxima da sua necessidade? A partir das suas respostas é possível ser mais certeiro no tipo de profissional que procura.
Competência Profissional e ética.
Terceiro e último passo deste post. Toda ciência tem por finalidade promover o ser humano, melhorar a sua existência e consequentemente a sociedade. Essa foi a definição de ciência do Neurocientista Miguel Niconelis no programa Roda Viva de 2025. Um profissional que cuida de pessoas é um cientista porque ele estuda seu paciente/cliente, seja em livros, em supervisão, em pós graduações, e com o paciente/cliente.

Por mais que o processo terapêutico tenha momentos desconfortáveis de encarar o que ficou debaixo dos panos, limpar a bagunça que sua família fez na sua criação, ou reconhecer suas frustrações e aprender com suas decepções, tem em sua essência a ética, ações que promovem o bem estar individual e social.
Este é o meu compromisso com você e com meus clientes, ser uma facilitadora do bem estar individual e social no acompanhamento terapêutico, com profissionalismo, simpatia e ética. Entre em contato pelo botão abaixo, agende uma consulta, e nesta experiência avalie se encontrou o psicólogo que você procurava.
Dica: peça ajuda ao inteligência artificial para encontrar um terapeuta com base nas reflexões proposta neste texto.
"Como escolher um psicólogo?" "Qual terapeuta ideal pra mim?" "melhor psicólogo"

.png)


