ChatGPT como terapia
- Psicóloga Cintia Vieira

- 29 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de ago.

Afinal, funciona fazer terapia pelas IA's (Inteligência Artificial) ?
De auxilio para criar imagem e vídeo para render likes, à busca de um diagnóstico em saúde as IA's estão sendo utilizadas segundo a Gemini, IA do Google.
Faço a seguinte problematização.
Você levaria seu pet de estimação que foi lesionado na pata em um açougueiro para tratar?
Você pediria auxilio para sua mãe, porque você broxou na cama com uma pessoa?
A resposta mais provável acredito que seja: não, para todas as questões anteriores.
Isso não significa que se você pedisse ajuda a tais recursos (açougueiro e sua mãe) não existiria uma resposta. Sim! Existiria. Mas não a resposta que você procura ou ainda a resposta que você precisa.

Para que serve as IA's?
As IA's são excelentes no que foram programadas para fazer. Segundo a Gemini do Google:
"o objetivo das IA's é desenvolver sistemas e máquinas que possam simular e, em alguns casos, superar a inteligência humana na realização de tarefas específicas [...] Desenvolver sistemas que pensem e ajam de forma inteligente, seja para automatizar, otimizar, inovar ou auxiliar humanos, buscando criar um futuro onde a tecnologia possa resolver problemas complexos e melhorar significativamente a qualidade de vida e a produtividade em diversas esferas."
O que chama a atenção, sobre esta ferramenta vou destacar aqui 2: a produtividade e complexidade.
Ao usar das IA's como terapia, obviamente ela considerará a sua configuração para qual foi programada: produtividade e resolver complexidades.
Em uma sociedade do consumo que estamos, ser produtivo é o ideal, porém biologicamente pode ser desumano. Resolver complexidade é perda de tempo, e tempo é dinheiro, mas biologicamente não aprende com a dificuldade e atrofia o processamento cognitivo.
O problema das IA's como terapia
Uma frase que eu ouvi de uma professora durante a graduação em Psicologia na disciplina de Avaliação Psicológica, a qual aplicamos testes psicológicos (psicométricos e projetivos), ela dizia:

Considerações finais
As IA's podem funcionar como "terapia", mas não são. E não devem ser pois não são programadas para uma avaliação psicológica.
É o que o Conselho de Psicologia (CFP) argumenta sobre o uso das IA's como terapia: "Ela não foi desenvolvida para fins terapêuticos, ela está ainda mais sujeita ao erro, a induzir a pessoa a situações de risco".
Não espero que você deixe de usar as IA's. Use sim! Ao seu favor e não a sua desumanização. Mas como afirmei anteriormente: o que você busca ou precisa ela pode não ser o suficiente, porque ela é um sistema que parece com o ser humano, mas é um sistema para sistemas.
Precisa de uma pessoa para outra pessoa, com conhecimento profissional e científico?
Entre em contato, vamos conversar.
"IA's como terapia" "ChatGPT como terapia"

.png)


