top of page

Primeira Sessão de Terapia. O que esperar?

  • Foto do escritor: Psicóloga Cintia Vieira
    Psicóloga Cintia Vieira
  • 23 de fev. de 2025
  • 4 min de leitura

Atualizado: 20 de ago. de 2025


O que devo falar numa primeira sessão? Como acontece a primeira sessão com uma psicóloga humanista como eu?



mulher no computador
Paciente Glória

Glória, 28 anos, mora na capital de São Paulo, encontra meu contato pela internet, e iniciamos um dialogo via WhatsApp.


"Olá Glória, agradeço a compreensão na espera para este contato. O que você poderia me contar sobre você a ponto de precisar do meu auxílio?" - Pergunto (Psicóloga Cintia).


Glória: "Venho passando por um relacionamento difícil em questões de comunicação e sinto que muito de mim me atrapalha a evoluir a dois. carência, ansiedade, dependência, questões com meus pais, essa coisa toda kkkk"


"quero cuidar de mim sabe? ser uma pessoa que ouve mais, que se sinta menos julgada a todo tempo, que não queira agradar a todos. nossa eu não sei explicar tão superficial e nem tão profundo assim rápido, mas acho q é basicamente isso".


"Compreendi Glória. Tem questões individuais com relação a você mesma e sociais tanto familiares quanto de relações afetivas." - Respondi (Psicóloga Cintia).


"Todos essas questões podem estar conectadas ou não. O importante é identificar o que sua ansiedade, carência estão te falando, que precise mudar ou cuidar algo em você que não está sendo percebido."


"Sem dúvidas a terapia te ajuda a tender porque você faz, o que faz. E a partir desta consciência é possível começar a tratar. Faz sentido pra você até aqui?"


"Isso mesmo" - Afirma Glória.


"Então vamos combinar nossa disponibilidade de horário para iniciar a sessão?".


Glória confirma o pagamento da sessão, preenche a ficha de cadastro via link que encaminhei e deixo o horário reservado para ela.


mulher negra no celular
1º encontro na sessão

Minutos antes do horário combinado encaminho no WhatsApp de Glória o link da chamada de vídeo via Google Meet. Ela acessa a sala e iniciamos a sessão.


"Olá Glória, me chamo Cintia, pode me chamar pelo nome se preferir. Como você prefere que eu te chame?". Pergunto.

"As pessoas me chamam de Glória, então pode ser assim também". - Responde Ela.


"Podemos fazer esta primeira sessão 3 momentos" - Proponho.

"1º apresentação do profissional e do trabalho, 2º apresentação do paciente, sua demanda e reflexões sobre e 3º proposta de cuidado e contrato de trabalho."


Glória concorda e assim seguimos.



A psicoterapeuta

Então me apresento quem sou, o meu trabalho como psicóloga, como funciona uma terapia de base humanista e os resultados obtidos pelos pacientes que já atendi, e outras experiências profissionais.


terapia

Pergunto se Glória já fez terapia antes. Explico que a psicoterapia de base humanista é como se você me convidasse para entrar no seu carro, você no volante e eu no banco do passageiro. Minha função é ser uma "boa companhia" no percurso que trilharmos. Isso não significa que não teremos momentos difíceis.


Encerro minha apresentação reforçando a transparência que precisa ter nesta relação entre psicólogo e paciente.


"Por mais que eu seja a psicóloga Glória, você não precisa falar tudo a ponto de ser invasivo(a) consigo. Apenas me sinalize "não me sinto confortável de falar sobre...". É como se você escolhe-se parar o carro, ou desviar para outro sentido, e está tudo bem".



2º momento: Quem é Glória

Seguimos para segundo momento para conhecer mais sobre Glória, pergunto:

"Quem é você? Trabalha ou estuda? Por que procura por terapia agora? O que gostaria de compartilhar comigo?


mãos acolhendo

É o momento de entender onde estamos, e onde Glória quer chegar, através de uma escuta ativa e sem julgamentos, este é o espaço seguro para expressar as dificuldades. Essa compreensão detalhada da queixa inicial de Glória é o primeiro passo, para juntos construirmos um caminho de alívio e bem-estar."


Dou a devolutiva para Glória sobre o que ela expos. Considerando um pouco do passado, presente e futuro.



psicoterapia humanista

Uma característica da Psicologia Humanista é trabalhar "o aqui, agora", e este é um grande benefício, pois na primeira sessão pode ser o suficiente para o que você precisa, mesmo que não façamos anamnese (conhecer sua infância, relação familiar,...) como outras linhas da psicologia o fazem. Não que isso não seja importante, até porque somos produto do passado, e pode ser que em algum momento da sessão, voltemos um pouco no percurso, mas em geral é mais o presente levado em conta, é a maneira de abordar de cada base teórica.

pessoas viajando

Após minha reflexão sobre o que Glória compartilhou, ela expressa:


"Eu acho que o seu trabalho tem sido muito bom e me identifico com o fato de você trazer exemplos teóricos e de autores que ajudam na compreensão. É um trabalho muito inteligente e que me faz refletir e questionar meus próprios pensamentos de forma leve e acolhedora."



Reflexão do que foi exposto

Encerrando esta parte, faço algumas reflexões a partir da demanda apresentada com base nas informações e como Glória se apresenta. Este momento é como diz outro paciente:

"Parece que você escolhe as palavras que vai falar, como se não quisesse mais questionar e sim chegar a uma conclusão junto comigo, ouve atentamente e vai fazendo umas relações entre passado e presente que nunca tinha visto antes. Acho que foi uma das primeiras vezes que fiz terapia e não saí pilhada".


O 3º e último momento da sessão

É o que precisa ser trabalhado nas sessões com base na demanda que Glória apresentou. Quais recursos e ferramentas serão usados, dúvidas e esclarecimentos do processo, como dar continuidade nas sessões, qual frequência de sessões por mês indicada para um tratamento eficiente.

 
mulher escrevendo
Aprendendo com Glória

Este exemplo de Glória, se encontra com muitas pessoas que desejam começar terapia, mas não sabem o que levar para a primeira sessão. As vezes não precisa levar algo pronto para a sessão, apenas estar presente e deixar fluir o que estiver confortável para aquele momento.

O psicólogo saberá te auxiliar com os desconfortos deste primeiro encontro. Então não se preocupe, apenas vá com o que você é e tem.

Tempo estimado de cada encontro 45min à 60min Online.

público alvo

Em sua maioria mulheres de 20 anos a 55 anos, com questões de gênero, relacionamentos, trabalho entre outros. Homens também, para compreender mulheres ou melhorar o relacionamento.

 
Terapia é um caminho
Frase de depoimento

Será um prazer te acompanhar, no seu processo. Entre em contato no botão abaixo, e comece hoje o seu cuidado.


(obs: nome e informações do caso foram alterados para preservar a identidade dos meus clientes).

"primeira sessão de terapia" "psicólogo online"


 
 
bottom of page